17/05/2021 às 19:27 Curiosidades

Tradições de casamento: significados e curiosidades - Parte 2

167
5min de leitura

Já que muitos pediram, nós trouxemos uma segunda parte sobre esse assunto muito interessante, mas que na maioria das vezes deixamos seus significados passarem despercebidos: as tradições de casamento.

As tradições de casamento são hábitos antigos que foram se consolidando ao longo do tempo. Muitas destas tradições já estão tão incorporadas no ritual do casamento que nem pensamos como elas começaram, como por exemplo o vestido de noiva branco e o buquê, já explicado na parte 1 desse artigo.

Essas tradições carregam significados lindos e muito importante para aqueles que acreditam. Por isso, viemos trazer os significados de mais algumas tradições para comemorar seu casamento com bastante estilo e valor.

1. As damas de honra

A presença das damas de honra no casamento é uma tradição que vem desde a antiguidade. De acordo com a história, as damas de honra eram amigas da noiva que entravam antes dela no cortejo. A função delas era considerada muito importante: proteger a noiva. Vestir-se de forma semelhante a ela, segundo a tradição, servia para enganar os maus espíritos que poderiam vir a atrapalhar o casamento e a felicidade do casal.

Atualmente, dama de honra é um título atribuído a menina, geralmente uma criança, que auxilia a noiva durante a cerimonial tradicional de casamento.

2. Bem-casados

O doce bem-casado é uma lembrancinha bem famosa pelos noivos, pois é uma delícia e agrada o paladar dos convidados. Mas poucos entendem seu significado.

Teve origem em Portugal, Europa, entre os séculos XVII e XX, e partir disso sofreu adaptações. O bem-casado representa a união de duas partes que se unem e se completam. Ele simboliza o amor de duas almas, duas pessoas, que se conectam e são selados pela cumplicidade, respeito e companheirismo por ambas as partes.

Além disso, segundo a superstição, os noivos devem entregar um bem casado para cada convidado como lembrancinha. Assim, todos que saborearem o doce estarão sendo abençoados com a mesma sorte e felicidade dos noivos.

3. Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul

Esta tradição tem origem no período vitoriano e se propagou pelo resto do mundo. Traduzido do poema inglês: “something old, something new, something borrowed, something blue”, cada item dessa lista deve ser usado no dia do seu casamento para dar sorte e possui um significado especial para deixar o dia da noiva ainda mais único.

O item antigo, pode ser qualquer peça da mãe da noiva ou da avó, uma joia de família, um anel de formatura, entre outros. Em geral, deve ser algo que já pertença ao universo da noiva: terço, véu ou joia de família. Ele serve para homenagear a herança familiar e é indispensável para manter esse laço com a família e poder passar o item adiante, nas próximas gerações. Além disso serve como uma bela homenagem a mãe ou avó da noiva.

O segundo item, “algo novo”, representa a esperança da noiva com o futuro. É uma forma de enxergar a nova união com otimismo e alegria. Geralmente é representado pelo vestido, mas pode vir como outro acessório ou até mesmo a lingerie.

O item emprestado, por sua vez, passa a ideia de que nós dependemos uns dos outros e representa a amizade e a família, do qual nunca podemos nos esquecer. Pode ser algum acessório como broche, brincos ou outras joias emprestadas de alguma das madrinhas, amigas mais próximas da noiva ou familiares. Também pode unir o item emprestado ao velho, representando os dois com apenas um acessório.

Já o azul é uma cor que mais tem associações positivas. Ela simboliza a pureza do amor e a fidelidade ao marido. É uma cor que nos acalenta e tranquiliza, além de estar bastante ligada à espiritualidade. Pode ser usado através de algum acessório: anel, brinco, colar ou flores do buquê, na lingerie ou até mesmo uma fitinha discreta amarrada no vestido ou sola do sapato. Tudo é válido contanto que tenha a cor azul.

4. Madrinhas de casamento

Assim como as damas de honra, as madrinhas de casamento, nos tempos antigos, utilizavam o mesmo vestido que a noiva e cobriam os rostos para confundir pretendentes ciumentos e espíritos do mal.

Com o passar do tempo, isso deixou de ser necessário e o papel da madrinha tornou-se mais simbólico.

Elas têm o papel de organizar a despedida de solteira e ajudar a noiva nos preparativos do casamento. Além disso, costumam usar a mesma cor de vestido, definido previamente pela noiva.

Essa tradição chegou no Brasil faz alguns anos. Temos visto muitos casamentos com madrinhas usando vestidos no mesmo tom.

5. Posição dos noivos no altar

Quem acha que a posição da noiva sempre estar ao lado esquerdo e o noivo à direita é por acaso, está totalmente enganado. 

Essa tradição vem da Idade Média e a razão da noiva sempre estar ao lado esquerdo do noivo no altar é que o noivo, com medo de a noiva ser raptada, deixava sempre o braço direito livre para tirar a sua espada e defendê-la.

Também acredita-se que o motivo da noiva permanecer ao lado esquerdo do noivo é porque assim fica mais próxima de seu coração.

6. Jogar o buquê

Um dos momentos mais esperado pelas convidadas da festa de casamento é o da noiva jogar o buquê. As amigas fazem de tudo para pegarem e ficam muito alegres quando conseguem.  Tudo isso por conta do seguinte ritual: quem pegar o buquê será a próxima a casar.

Mas o que muitos não sabem é que no período medieval a prática era outra: as mulheres solteiras cortavam um pedaço do vestido da noiva para trazer sorte em encontrar um marido.

Mas, percebendo picotar o vestido da noiva não era a melhor ideia, procuraram outro método para simbolizar esse ritual e assim surgiu o famoso “jogar o buquê” que nós conhecemos hoje tão bem.

Para as noivas que gostam de inovar, tem um buquê fazendo o maior sucesso entre os Casamentos: o buquê de Santo Antônio. Ao invés de jogar o tradicional para as convidadas, que tal “abençoar” as suas amigas?

E aí, o que achou de saber mais um pouco sobre as tradições de casamento? Agora ficou mais fácil de entender por que praticamos essas ações, não é mesmo?

Abração e até a próxima!

Vittor Aguiar | Fotógrafo de Casamento

17 Mai 2021

Tradições de casamento: significados e curiosidades - Parte 2

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

28 de Jun de 2021

Função dos pajens, floristas e daminhas de casamento

30 de Ago de 2021

7 itens que não podem faltar em um casamento de luxo

13 de Dez de 2021

Quais são as funções da assessoria de casamento

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp