26/04/2021 às 18:57 Curiosidades

Tradições de casamento: significados e curiosidades - Parte 1

458
4min de leitura

A cerimônia de casamento é um momento carregado de emoções, sentimentos, tradições e superstições.

Apesar do tempo, muitas tradições de casamento se mantêm até os dias atuais. O vestido de noiva branco, a marcha nupcial, entrar com o pai na igreja, são exemplos de tradições que apesar do local, estilo e religião resistem por anos e são seguidas minunciosamente por muitos casais.

Mas, muita das vezes, não sabemos o significado e importância por trás desses ritos. Sendo assim, fiz uma lista com algumas tradições e seus significados para garantir que a sua cerimônia seja mágica e inesquecível!

1. As alianças

É claro que você sabe que as alianças servem para retratar a união de duas pessoas, mas você sabe o que elas representam?

Bem, a forma circular da aliança de casamento, sem começo e fim, busca simbolizar a continuidade do amor de um casal e a devoção ao longo da vida. Ou seja, significa um vínculo eterno de amor.

Essa tradição teve início pelos egípcios e hindus que acreditavam que o dedo anelar da mão esquerda, onde se utiliza a aliança, possuía uma veia que conectava diretamente ao coração. Dessa forma o coração dos noivos permaneciam conectados e atraídos um pelo outro até o final de suas vidas

Sendo assim, as alianças servem para relembrar e representar esse pacto, essa união entre marido e esposa.

2. First Touch / Primeiro toque  

First Touch é quando os noivos se tocam, conversam, fazem orações ou mesmo leem seus votos minutos antes da cerimônia de casamento, mas tudo isso sem se verem. O casal pode se tocar através de uma esquina ou uma porta, mas também podem estar vendados.

Surgiu da ideia do firts look, quando os noivos se encontram para se verem antes da cerimônia de casamento.

É um momento em que o casal tem a possibilidade de se tocar, conversar, se abraçar… mas sem ver um ao outro. 

É um momento lindo que, diante da ansiedade do grande dia, dá a oportunidade dos noivos de acalmarem o coração através do toque.

3. O vestido branco da noiva

A tradição do vestido branco de noiva surgiu em XIX, apesar de ter se tornado popular apenas na metade do século XX. 

Usar o vestido branco no casamento se tornou uma grande tendência entre as mulheres que faziam parte da alta classe e nobreza da época a partir da celebração de casamento da Rainha Vitória que vestiu-se de branco e cetim.

Assim, o vestido branco tornou-se um símbolo de pureza e romantismo e desde então vem sendo utilizado por milhares de noivas pelo mundo todo.

4. O véu e a grinalda

Em árabe, o véu significa “o que separa duas coisas”. Assim sendo, podemos fazer uma alusão de que o véu separa a mulher de uma vida de solteira para a de casada.

Há quem diga também que o véu é uma referência a deusa da honestidade, Vesta, que na mitologia greco-romana era protetora do lar.

Dizem, ainda, que na idade média o véu era usado como peça do vestuário feminino e era sinônimo de nobreza.

Nas as mulheres casadas pertencentes à elite poderiam usar o acessório, que tinha a função de proteger os cabelos e a pele do sol.

A grinalda, por sua vez, faz com que a noiva se pareça uma rainha, diferenciando-a dos convidados.

5. O buquê 

Buquê é uma palavra de origem francesa e trata-se de um arranjo de flores usado pela noiva no dia do casamento.

A ideia principal do buquê de noiva é que simbolizar a vida, levando em conta que as flores são as reprodutoras das plantas, ou seja, indicam fertilidade.

Dizem, ainda, que na a tradição europeia, em meio a idade média, era comum que as mulheres recebessem flores e ervas aromáticas na caminhada até o altar.

Este costume era uma forma dos convidados desejarem boa sorte e espantar os maus espíritos da união do casal, para que fossem felizes.

6. O bolo de casamento

Incluir o bolo na festa de casamento surgiu na Inglaterra durante a Idade Média, onde a tradição era empilhar pães o mais alto possível para que os noivos se beijassem com dificuldade. Um beijo bem-sucedido garantia uma vida próspera juntos.

Assim, um chef francês, vendo esse ritual de empilhar os pães, criou uma sobremesa recheada com creme e calda de caramelo em formato de torre. Assim, essa sobremesa chamada Croquembouche evoluiu até o bolo de casamento que temos hoje em dia nos casamentos.

O bolo de casamento representa o símbolo de festividade e boa sorte, e o primeiro corte do bolo juntos simboliza a partilha e a união.

7. A chuva de arroz 

Uma das tradições de casamento mais antigas é jogar arroz na direção dos noivos quando eles saem da igreja ou do local da celebração.

Tradição dos antigos hindus e chineses, culturas em que o arroz simboliza frutificação e prosperidade, a chuva de arroz é um oferecimento de fertilidade e fartura à nova família que se forma.

Nos casamentos modernos, o arroz vem sendo substituído por flores, sparkles e até mesmo belas bolhas de sabão!

Por fim, todas essas tradições de casamento são especiais, emocionantes e devem ser eternizadas, sobretudo por meio da fotografia.

Então se você ainda não tem um fotógrafo de casamento, entre em contato comigo para saber mais do que posso oferecer para registrar este momento especial.

Curtiu esse artigo? Gostou de saber um pouquinho mais sobre as tradições de casamento? Quer a parte 2?

Abração e até a próxima!

Vittor Aguiar | Fotógrafo de Casamento

26 Abr 2021

Tradições de casamento: significados e curiosidades - Parte 1

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

28 de Jun de 2021

Função dos pajens, floristas e daminhas de casamento

30 de Ago de 2021

7 itens que não podem faltar em um casamento de luxo

13 de Dez de 2021

Quais são as funções da assessoria de casamento

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp