13/12/2021 às 17:56 Curiosidades

Quais são as funções da assessoria de casamento

738
4min de leitura

A organização de um casamento é uma tarefa muito importante e deliciosa de se fazer, mas pode se tornar difícil já que são muito detalhes para serem levados em consideração: convites, convidados, local, buffet, festa... e por ai vai!

Visitar cada fornecedor é essencial para que tudo seja perfeito no grande dia. E ter tempo para pensar em cada detalhe desse é uma das tarefas mais difíceis!

Por isso, a assessoria de casamento se torna essencial para que você possa participar e aproveitar a organização do seu casamento sem ter que se descabelar.

Mas Vittor, para que serve uma assessoria de casamento?

Bom, uma assessoria completa envolve desde a concepção do evento até a sua realização.

A assessora deve, entre outras tarefas, auxiliar na formatação do evento, fazer indicações e pesquisas de mercado que atendam às necessidades do casamento, além de elaborar um cronograma, permitindo que os fornecedores e serviços sejam contratados no tempo certo.

Mas vamos saber mais a fundo sobre quais são as funções da assessoria antes, durante e depois do casamento para que você saiba escolher o melhor profissional para te ajudar no grande dia.

1. A função da assessoria nos preparativos do casamento

Uma assessoria pode montar um casamento de acordo com o orçamento dos noivos, acompanhar todos os preparativos ou ser requisitada apenas para o dia da cerimônia e da recepção.

Então vamos as funções da assessoria nos preparativos:

• Dar uma orientação financeira realista, pois os noivos costumam não ter noção de quanto custam colocar na prática todos os sonhos e planos do grande dia.

• Auxiliar na definição do estilo do evento, da escolha e reserva do local da cerimônia e recepção.

• Indicar profissionais que se enquadram no perfil (estilo e orçamento) do casal. Por ter experiência, a assessora conhece os profissionais e deve buscar obter bons serviços e descontos.

• Gerenciar os orçamentos e contratos com fornecedores.

• Montar e coordenar o cronograma/agenda mensal para que todos os itens sejam resolvidos dentro do prazo certo.

• Administrar o agendamento e comparecimento dos noivos aos compromissos dos preparativos, como reuniões, provas e degustações.

• Acompanhar as reuniões com fornecedores para dar dicas e buscar adequar as ofertas ao orçamento e desejos dos noivos.

• Planejar e executar os protocolos da cerimônia religiosa.

• Planejar a recepção, definir o cronograma/sequência dos acontecimentos da festa.

• Cuidar do RSVP ativo e passivo (confirmação de presença dos convidados).

 

A empresa sugere uma lista de fornecedores para a escolha dos noivos, que fazem as visitas. É muito importante visitar a florista, o buffet, a gráfica e o local do casamento.

No caso do buffet, são feitas degustações para definir o menu; na florista, a escolha das flores que estarão na decoração; e na gráfica, para definir o papel, a mensagem e os acabamentos dos convites.

Também é papel da assessoria montar planilhas de controle do orçamento. Afinal de contas, nenhum casal quer chegar ao fim da festa com a conta bancária no vermelho, não é mesmo?

2. A função da assessoria no dia do casamento

A assessora e sua equipe são responsáveis pelo andamento do evento no grande dia. É papel deles montar roteiros e cronogramas, alinhar todos os fornecedores e envolvidos, cuidar do cortejo de entrada na cerimônia (noivos, pais, padrinhos, madrinhas, pajens, daminhas etc), organizar as fotos e, principalmente, checar se tudo está saindo como deveria.

É a assessoria, também, que deve lidar com possíveis imprevistos e surpresas que podem aparecer no evento.

3. A função da assessoria após a festa

A assessoria deve comandar a desmontagem da festa, verificar e ordenar quem sai, quem leva o que, conferir as quebras de louça, falta de talheres, porta-guardanapos, entre outros itens. 

Também é a assessoria que deve verificar pendências, ver o que sobrou (acerto final de bebidas, buffet, etc), além de coordenar a devolução de itens alugados, como bolo cenográfico ou acessórios da noiva.

Mas, se você ainda não está convencido de contratar uma assessoria, leia nosso post que vamos te dar belos argumentos para não deixar de contratar esse profissional tão importante para o seu grande dia! É só clicar no link abaixo:

Motivos para contratar uma assessoria de casamento

E por fim, ao contratar uma assessoria lembre-se de verificar se ela atende o que vocês querem para o seu casamento. Cumprir o que vocês querem e explicitar tudo no contrato é fundamental!

Vocês precisam ter uma relação de confiança com a assessoria.

Só assim vão se sentir à vontade para colocar a organização do casamento nas mãos de outras pessoas. Mesmo com alguém à frente dos preparativos, os noivos têm de estar por dentro de tudo o que acontece.

Trabalhem em conjunto e, assim, seu grande dia será como vocês sempre sonharam!


Eai, acha que essas dicas te ajudaram a entender melhor as funções da assessoria? Vai contratar essa equipe de profissionais? Então vem conferir uma lista que separei a dedo com as melhores assessoras e cerimonialistas de São Mateus -ES, com quem trabalho!

Assessoria em São Mateus - ES


Abração e até a próxima!

Vittor Aguiar | Fotógrafo de Casamento

13 Dez 2021

Quais são as funções da assessoria de casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

28 de Jun de 2021

Função dos pajens, floristas e daminhas de casamento

30 de Ago de 2021

7 itens que não podem faltar em um casamento de luxo

26 de Abr de 2021

Tradições de casamento: significados e curiosidades - Parte 1

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp