06/07/2021 às 17:36 Fotografia

Como escolher o fotógrafo do seu casamento

60
5min de leitura

Escolher o fotógrafo do seu casamento é um dos itens mais importantes na lista do planejamento do seu evento. Afinal, as lembranças, registros e recordações deste dia tão importante são os melhores presentes que permanecerão para sempre em nossas memórias! 

E para registrar tudo isso com carinho e cuidado, você deve escolher uma boa equipe de fotógrafos.

É sempre bom lembrar que bons profissionais vão além de equipamentos de última geração. Além de um bom equipamento, o que mais conta é a responsabilidade, profissionalismo, carinho com o que está fazendo e sensibilidade para enxergar os momentos mais únicos de um casamento.

Assim, separamos algumas dicas para você escolher seu fotógrafo de casamento para que se lembre do seu grande dia através de registros lindos e emocionantes!

1. Identifique o estilo da fotografia

A primeira dica para se escolher um fotógrafo de casamento é identificar qual o estilo da fotografia combina mais com você e seu noivo!

Para isso, você deve se identificar com o portfólio do profissional que está procurando!

Pesquise profundamente no Instagram, Facebook, no site da empresa. Peça para dar uma olhada nos álbuns que esse profissional já produziu.

Ao pesquisar sobre as fotos dos fotógrafos que já tem em mente você com certeza irá se identificar com algum dos estilos que quer que tenha em seu álbum de casamento, seja ele mais tradicional ou mais contemporâneo.

Além disso, uma boa olhada no portfólio já dá algumas ideias e inspirações para como você deseja que as fotos do seu grande dia sejam!

2. Peça recomendações 

Após definir qual estilo de fotografia você mais se identifica, vá atrás de profissionais no mercado próximo a você que possam atende-lo.

Familiares e amigos podem ser uma ótima fonte de recomendações! Além de conhecer você, a experiência deles com tal profissional pode ser mais segura!

Se você tiver uma assessora, pergunte se ela tem alguma recomendação. Por já estar no mercado de casamentos, na maioria das vezes, ela já conhecerá bons profissionais para te recomendar. Se já existir uma parceria entre eles, isso facilitará, inclusive, o trabalho e a comunicação entre os dois profissionais durante o evento.

Mas não precisa parar por aí: você pode encontrar profissionais on-line, através de pesquisar no Google, no Instagram e Facebook, além de blogs e sites sobre casamentos.

Ao encontrar o fotógrafo que combine com seu estilo, busque conversar com outras pessoas com quem ele tenha trabalhado. Se informe sobre a conduta do fotógrafo, sobre o cumprimento de prazos e a qualidade do trabalho.

3. Preze pela qualidade

Existem valores e qualidades diversos no mercado de fotografia para casamentos. Logo, você encontrará uma gama de preços e trabalhos. Vale ficar atento ao produto final.

Um bom e velho ditado “o barato sai caro”, vale muito quando estamos falando de um dia muito importante na sua vida. Contrate um fotógrafo que caiba em seu orçamento, mas que te entregue um bom resultado!

Como já citado, um bom profissional vai além de um equipamento de última geração, mas certifique-se que todas as fotos vão ser entregues com qualidade, nítidas e captar cada momento como sendo único e inesquecível.

4. Procure saber quem estará com você no dia do casamento

O resultado de uma fotografia se relaciona intimamente com a história, a personalidade e o conhecimento do fotógrafo. Além disso, a empatia entre quem fotografa e quem é fotografado é muito importante, pois determinar o quão a vontade os envolvidos estarão para compartilhar suas verdades. Por esta razão, é super importante que vocês saibam quem serão as pessoas responsáveis pelo registro do seu casamento.

Existem algumas formas de trabalho no mercado, por exemplo:

• A empresa de fotografia envia equipes para cobrir um ou mais casamentos no mesmo dia. Nesta modalidade, pode ser que você não saiba quem estará fotografando seu casamento, mas por outro lado estas empresas costumam oferecer preços mais baixos pois conseguem atender mais de um casamento por data. Para quem não tem a fotografia como uma das prioridades e se identifica com um estilo mais genérico, pode ser uma opção de economia.

• O fotógrafo principal, geralmente que dá nome à empresa, tem um segundo fotógrafo ou assistentes que o auxiliam nos casamentos. Aqui o trabalho já é mais personalizado e os noivos sabem quem será o fotógrafo principal do seu casamento. A vantagem é que você consegue ver no portfólio o olhar daquele fotógrafo, já conhece ele ou ela previamente, etc. E ele será o líder da equipe que fotografará vocês.

• Os fotógrafos trabalham em uma equipe fixa, geralmente com dois fotógrafos principais cujos trabalhos se complementam. Normalmente você tem reuniões com ambos os fotógrafos e o portfólio foi criado sempre pelas mesmas pessoas. Então você sabe exatamente quem estará te fotografando e pode ter a certeza do que esperar como resultado, pois será gerado pelas mesmas pessoas todas as vezes.

Não existe a melhor opção do mercado e sim a melhor opção para você! Dentre essas opções escolha a que melhor se adequa ao que você precisa e deseja.

Nós, por exemplo, gostamos sempre de fazer visitas, conversar bastante e entender a história e o estilo do casal que vamos fotografar. Isso dá mais sentido ao registrar cada momento com sensibilidade e sentimento.

Quem costuma ler nosso blog com frequência sabe que sempre recomendo fazer um ensaio pré-casamento para estreitar os laços entre nós e o casal para que se sintam mais à vontade no grande dia!

5.  Explicite tudo que foi combinado através de um contrato

É muito importante ter discriminado em um contrato tudo que foi acordado entre você e a equipe de fotografia contratada! Desde o tamanho do álbum de casamento até a quantidade de horas que eles ficarão na festa.

E principalmente: LEIA! É fato que qualquer contrato com qualquer fornecedor do casamento deve ser lido por inteiro, mas vale ressaltar novamente que é importante a leitura para conferir todas as cláusulas e exigências do contrato.

Procure um profissional que saiba conversar e deixar tudo claro com o casal ao redigir o contrato, assim tudo estará escrito caso haja dúvidas.

Eai, pronto para fazer sua escolha? Com estas dicas, acreditamos que vai ficar mais fácil decidir entre tantos fotógrafos excelentes para fotografar seu casamento.  

Caso tenha alguma dúvida ou curiosidade sobre nosso trabalho, ficaremos muito felizes em respondê-lo! Basta entrar em contato através de nosso site ou nossas redes sociais

Abração e até a próxima!

Vittor Aguiar | Fotógrafo de Casamento

06 Jul 2021

Como escolher o fotógrafo do seu casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

08 de Mar de 2023

8 ideias para surpreender a noiva no dia do casamento

17 de Ago de 2021

Ensaio pré-wedding: Como escolher o local ideal

29 de Set de 2022

7 dicas para não cometer erros no seu ensaio na praia 

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp