16/05/2023 às 22:50 Planejamento Cerimônia

Passo a passo para escolher o vestido de noiva dos sonhos

133
5min de leitura

Na última semana deixei escolherem qual seria o tema do artigo de hoje, através de uma enquete lá no meu Instagram (@vittoraguiarfotografia).

A votação foi acirrada, mas venho trazer para vocês o passo a passo para escolher o vestido de noiva dos sonhos, tema escolhido com 55% dos votos.

A gente sabe que a maioria das noivas sonham com seu vestido de casamento desde muito cedo e mesmo assim, há muuuuitas dúvidas na hora da escolha, afinal, mesmo que você saiba exatamente como deseja que seu vestido seja, será que ele combina com a sua personalidade? Qual fornecedor você irá contratar para que ele seja igual você sonhou? Você tem um orçamento definido para bancar esse item?

Sim, são muitas perguntas. Mas pode ficar calma, fiz esse post pensando exatamente em te ajudar nesse trajeto de escolha do vestido perfeito para o seu casamento.

Continue lendo.

1. Pense no local, data e horário do casamento

Você irá se casar de dia ou de noite? Onde será o casamento: na igreja? Na praia? No Campo?

Se você já está organizando o seu casamento, com certeza já deve ter conversado com seu noivo sobre as expectativas de onde quer que o casamento ocorra.

Saber a data e o local é importante para que seu vestido combine não só com o espaço, mas com a sua personalidade.

Normalmente, quando os casamentos são em locais menores, como mini e micro weddings, as noivas costumam optar por vestidos menores e mais fluídos. Já para cerimônias na praia, é preciso se atentar aos tecidos e a modelagem, para que não cause problemas na hora da cerimônia com a areia e a decoração, principalmente se tratando dos sapatos.

E nos famosos casamentos noturnos, há uma maior liberdade para abusar do brilho e da ousadia.

Viu como é importante pensar no horário e local do seu casamento? Reflita com seu noivo onde e quando querem se casar, assim a busca pelo vestido ideal será muito mais fácil!

2. Procure referências

O segundo passo é um dos mais importantes: pesquise bastante!

Apesar de ser uma dica clichê, é um dos passos mais importantes, afinal, você está pesquisando o vestido no qual será lembrada para sempre, não só em fotos, mas na memória do seu noivo e de todos os convidados.

Pesquise modelos, referências e portfólio dos fornecedores da sua cidade que mais se aproximam da sua personalidade.

Com certeza você encontrará de 3 a 5 modelos dos quais você mais gostou e sonha em ir para o altar vestida. Com base nesta pesquisa será possível formar um grande acervo de ideias, e entender as suas preferências a respeito do comprimento do traje, tipo de decote, volume e materiais da roupa, entre outros aspectos. Tenha esta lista em mãos antes de iniciar a busca nas lojas.

Essa parte é muito importante para que, quando você contratar o fornecedor do seu vestido, ele consiga visualizar exatamente o que você quer e te entregue o vestido que você tanto sonhou.

3. Esteja aberta a novos modelos

Se você já está organizando seu casamento, com certeza irá concordar comigo nessa frase: nem tudo vai sair exatamente do jeito que você sonhou.

Seja pelo orçamento, seja pela possibilidade de execução, ou pelo prazo.

A gente sabe que ninguém possui cartão de crédito ilimitado. Então é bom se preparar para novas possibilidades, caso o que você queira seja muito acima do seu orçamento ou não dê para ser produzido no prazo necessário.

Aqui entramos em um assunto muito importante: a antecedência.

Quanto mais cedo você começar a pesquisar, contatar os fornecedores e lojas, mais tempo você ganha na produção dele. Então se atente ao prazo, pode ser que aquela fornecedora de vestidos de casamento que você ama não tenha espaço na agenda caso você chegue muito em cima da hora com o pedido.

Caso isso aconteça, não se desespere. Saiba negociar e escolher algo mais simples, com certeza você irá encontrar uma opção que combinará perfeitamente com você e a sua personalidade.

4. Estabeleça seu orçamento

E por falar em orçamento...

Muitas pessoas pensam no orçamento como o grande vilão do casamento, mas sabendo organizar e dividir corretamente os gastos, ele se torna um aliado!

A escolha do vestido tem que condizer com seu orçamento, afinal, ninguém quer começar a vida de casados já com dívidas para pagar, certo?

Então veja se o vestido que você quer está dentro do orçamento e se não estiver, converse com seu noivo e com a sua cerimonialista sobre em qual parte vocês podem dar uma economizada para poder ter um maior valor para escolher os trajes do casamento!

É sempre bom lembrar também que o barato pode acabar saindo caro, então lembre-se de sempre pesquisar referências, analisar todas as opções de lojas, ateliês e costureiras. Procure feedbacks de outras noivas, fotos e analise os modelos.

É o dia mais importante da sua vida, então você deve escolher seu vestido com alguém de confiança!

5. Pense também nos outros detalhes

Quais sapatos você pretende usar? Irá usar véu e grinalda? E a cor do buquê?

Apesar do vestido ser a parte mais importante do seu look, pensar nos outros detalhes é importantíssimo para que todos os elementos estejam equilibrados.

Imagina escolher o vestido perfeito, mas ele não combinar com os sapatos? Ou escolher um vestido cheio de volume, rendas e babados, usar véu, grinaldas e brincos grandes... tudo junto pode ser excessivo e acabar ficando desequilibrado.

Por isso, converse com sua cerimonialista e estilista. Além de terem ótimas dicas para combinar tudo, ajudará a te escolher os sapatos e outros acessórios para o grande dia.

6. Procure Lojas confiáveis e marque uma consulta

Como já citei, procurar um fornecedor de confiança é importantíssimo, por isso, ligue para as lojas e ateliês que você mais tem interesse, olhe os portfólios e quando já tiver em mente o que quer, marque uma consulta.

Assim você não perde tempo em lojas que não condizem com seu gosto ou orçamento e não perde tempo em locais que não tenham boa reputação.

Uma boa dica é ligar com antecedência para os locais para obter informações sobre o seu inventário.

Depois de fazer uma triagem, você pode marcar um dia na semana para conversar e experimentar os modelos da loja.

E comece as provas sempre pelas lojas e por vestidos de noiva mais baratos. Se puder economizar, por que não?

Uma outra dica bacana é levar suas madrinhas com você. Sua mãe, irmã e madrinhas te conhecem e irão te ajudar a escolher o vestido que mais combina com sua pele e sua personalidade.

Lembre-se de certificar com a loja se é possível levar alguém para ir com você no momento de experimentar os vestidos, algumas lojas possuem uma restrição de número de pessoas que podem acompanhar a noiva nesse momento.

Para te ajudar, eu listei a lista com os melhores fornecedores de vestido de casamento com quem costumo trabalhar aqui no Espírito Santo! Clica no link abaixo para acessar o contato deles:

VESTIDOS DE NOIVA EM SÃO MATEUS-ES

E o último conselho mais importante é: apesar de pedir opinião para outras pessoas, a escolha final deve ser sua, afinal, o casamento é seu. Escolha algo que te faça feliz e confortável!

Abração e até a próxima!

Vittor Aguiar | Fotógrafo de Casamento



16 Mai 2023

Passo a passo para escolher o vestido de noiva dos sonhos

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

26 de Jul de 2022

7 maneiras de homenagear os avós no dia do casamento

13 de Out de 2021

7 dicas para montar a mesa de doces perfeita

23 de Nov de 2021

Tudo o que você precisa saber sobre o buffet de casamento

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp