Ah o casamento ao ar livre!
Além de estar entre os estilos de casamento mais bonitos, é um tipo de cerimônia que está em alta em tempos de pandemia.
Os noivinhos têm optado por trazer mais segurança, tanto para eles mesmos quanto para os convidados, e o casamento ao ar livre é a melhor opção seguir as regras de distanciamento social.
E mais, o casamento ao ar livre é uma porta totalmente aberta para que os noivos escolham o local que mais tenham a sua cara e personalizem do jeito que combinem com seu estilo!
Looks mais despojados ou mais simples, decoração harmônica ou rústica... a escolha está em suas mãos!
Por isso, trouxemos 6 dicas para que tudo de certo no seu grande dia quando você for realizar seu casamento ao ar livre! Continue a leitura
1. A escolha do local adequado
A primeira dica que trouxemos se trata de escolher um local certo para um casamento aberto!
E isso dependerá de vários fatores, como acesso ao local, número de convidados e orçamento disponível para a locação do local e da estrutura.
Esses três pontos precisam ser muito bem definidos no início para evitar problemas posteriormente, por isso vamos detalhar o que é preciso saber sobre eles.
· O local é de fácil acesso para os convidados?
Aqui é bom pensar na locomoção de todos. Daquele convidado que não mora na mesma cidade em que a cerimônia vai acontecer, em quem tem dificuldade de locomoção e na sua chegada também. Nada pode atrapalhar o seu dia!
O local só tem aquela estradinha de acesso que pode ser obstruída em caso de chuva ou atrasar se tiver muitos convidados? Se sim, considere essa e outras variantes.
Não podemos ficar contando com a sorte né?
· O custo para montagem da estrutura é elevado?
Equipamentos para festa, a equipe dos fornecedores, bolo, itens de decoração, alimentos do buffet, banheiros portáteis...
A montagem da estrutura do seu casamento vai aumentar por conta disso, por isso, é muito importante colocar na ponta do lápis e ver se vale a pena.
Quando você pensa no casamento aberto dos seus sonhos, qual o lugar que vem primeiro na sua mente? Uma praia? Um lindo bosque? Uma fazenda?
Faça uma lista com essas opções centrais.
Lista pronta? Agora visite locais que podem servir de fundo para sua cerimônia.
2. O plano B em caso de imprevistos
Vai que o dia amanheceu nublado e com possibilidade de chuva? Já pensou se tiver uma ventania que impossibilite a montagem de tudo? Por isso, pense sempre em um lugar como uma segunda alternativa da cerimônia.
Há muitos lugares que oferecem a locação do espaço aberto com um lugar fechado para qualquer contratempo. Dê prioridade para lugares que oferecem essa segunda opção.
Para lugares remotos ou espaços que não tenham disponibilidade coberta para acionar o plano B se for preciso, vai ser necessário contratar serviços de locação de tendas e planejar outras alternativas capazes de adaptar o local durante a cerimônia.
No caso de chuva, a cerimônia terá que ser transferida para um ambiente coberto ou fechado. Sempre é bom ter alguns guarda-chuvas de apoio para os convidados e equipe reservados no dia. Sistemas de iluminação e som precisam de cuidados especiais nestas ocasiões.
Não se esqueça de sempre verificar a previsão do tempo quanto seu grande dia estiver chegando!
3. A escolha do melhor horário
Como uma regra geral, horário de casamento é o horário que os noivos escolherem, e assim acontece com casamentos ao ar livre. Ele pode acontecer de manhã, de tarde ou de noite.
Mas…
Existe um grande diferencial neste formato de casamento: o pôr do sol. Os noivos que optam por se casar nesse período com certeza terão fotos de tirar o fôlego em seu álbum.
O ideal para quem for trocar as alianças no final da tarde é dizer SIM entre 16h e 17h.
Nosso único conselho para quem for se casar no campo, na praia ou lugares remotos é pensar bem sobre fazer o casamento ao ar livre no período da manhã. Isso por que os convidados terão dificuldade de acordar muito cedo para se arrumarem e se dirigir ao local. No caso de estarem hospedadas perto, acarretaria o pagamento de 2 diárias de hotel. Para casamentos urbanos não existe este problema.
4. Busque por empresas e fornecedores especializados
Escolha fornecedores e empresas com experiência em cerimônias abertas.
Marque uma visita ao local com o fornecedor, assim, ele vai ter ideia do que será necessário para fazer a festa acontecer.
Essa dica é importante principalmente para os serviços de buffet, bolo e docinhos!
Você deve pensar em um cardápio adequado ao casamento ao ar livre e deixar os fornecedores cientes do espaço disponível para montagem de uma cozinha.
Você pode conferir o que colocar no menu do seu buffet de casamento clicando no link abaixo:
Tudo o que você precisa saber sobre o buffet de casamento
5. Dê atenção às fotografias
Cerimônias ao ar livre oferecem cliques incríveis e emocionantes.
Pense em estruturas de decoração que vão dar aquele “plus” no seu álbum de fotos.
Até os convidados vão amar, afinal de contas, é mais um espaço para tirar uma foto especial pro Instagram.
Tudo isso combinado dará um toque especial no seu grande dia e com certeza ficará marcado na memória e nos registros de seus convidados para sempre!
6. Pense na iluminação
A iluminação é um ponto que você deve pensar se a celebração for até altas horas.
Já pensou os convidados voltando no mais absoluto breu? Cordões de luz estão super na moda, são instagramáveis e ficam lindos na decoração!
Além disso, a iluminação influencia diretamente na fotografia, então é preciso contratar um bom serviço de iluminação para que as suas fotos saiam dignas de capa de revista!
E aí, vai casar ao ar livre? Acha que com essas dicas ficou mais fácil organizar seu grande dia? Deixa eu comentário!
Abração e até a próxima!
Vittor Aguiar | Fotógrafo de Casamento