Você sabia que existem diferentes tipos de casamento?
Elopement weddding, mini wedding, destination wedding… é tanto wedding que a gente acaba se perdendo, não é?
E o tipo de casamento mais adequado é aquele que se encaixa no estilo e personalidade dos noivos!
É por isso que no artigo de hoje eu vou explicar cada um desses termos para te ajudar a escolher qual o tipo de casamento ideal para vocês. Então fica calmo e continua a leitura que vamos trazer ótimas dicas para o seu grande dia!
Tipos de casamento
1. Mini Wedding
O mini wedding, em português, casamento mini, como o próprio nome já diz, é um casamento pequeno, mais aconchegante e intimista feito para poucos convidados.
Para quem é: Esse tipo de casamento é indicado para casais que desejam passar seu grande dia na companhia de seus amigos e familiares mais próximos.
Número de convidados: Já que a ideia é receber apenas as pessoas mais próximas, com quem você mantém contato mais frequentemente, o indicado ter até 100 convidados. Este número varia de acordo com o seu círculo de amigos, mas lembre-se: esse casamento é realmente para aqueles que fazem parte da sua vida, que visitam sua casa e que são bem próximos de vocês!
Prós: O orçamento do casamento varia de acordo com o número de convidados, por isso, por se tratar de um casamento com menos convidados, os noivos conseguem investir em personalização, bufê, lembrancinhas e outros elementos que talvez ficassem inviáveis em um casamento tradicional com mais convidados.
Para os casais que possuem o orçamento mais apertado, ou que querem investir mais na lua de mel, essa pode ser uma ótima escolha.
Além disso os noivos podem dar mais atenção a todos os convidados da festa, tornando o dia mais agradável e bem aconchegante
Muitos casais tem optado por essa opção devido as regras de distanciamento social devido a COVID-19. Logo se torna uma bela escolha nos estados em que os eventos ainda tem um número restringido de pessoas em um mesmo local.
Contras: A maior desvantagem do mini wedding é que algumas pessoas ficarão de fora da lista e nem todo mundo vai entender o porquê. Por isso, se você e seu companheiro tiverem uma família grande e muitos amigos, talvez não seja a melhor opção
2. Elopement wedding
O elopemente wedding, também conhecido como casamento à dois, vem se tornando muito popular no Brasil.
Traduzido como “fugir para casar”, se trata de uma cerimônia que, na maioria das vezes, acontece de forma repentina ou secreta, onde o casal viaja para um local de preferência e se casam, sem a presença de amigos e de familiares, ou com um número bem limitado de convidados.
Para quem é: Este estilo combina bem com diferentes tipos de casais: apaixonados que querem uma cerimônia íntima e romântica, divorciados que querem se casar novamente em cerimônias menos tradicionais, casais que acabam optando por este formato por causa de orçamento limitado e ultimamente casais que querem celebrar a data original do casamento adiado por causa da pandemia do COVID-19.
Número de convidados: O elopement wedding quer dizer basicamente um casamento a dois, mas isso não quer dizer que você não possa levar poucos convidados, como os pais e irmãos e o melhor amigo que é bem próximo do casal. Além disso, considere levar um celebrante e um fotógrafo para registrar esse momento especial.
Prós: A principal vantagem desse estilo de cerimônia é ser a opção mais econômica do mercado, mesmo que vocês viajem para outro país para casar, ainda gastam menos do que um casamento cheio de convidados
Além disso, evita o stress com a organização de um casamento tradicional – lista de convidados, fornecedores, etc. Pode unir, inclusive, a união com a lua de mel.
Contras: Os noivos não poderão dividir esse momento incrível com seus amigos e familiares. Mesmo que eles decidam comemorar a dois, não vão vivenciar aquela festa animada dos casamentos tradicionais. As memórias serão um pouco mais simbólicas, mas isso não significa que elas serão menos especiais, pelo contrário, o momento a dois em outra cidade ou país pode ser ainda mais emocionante.
3. Destination Wedding
Já imaginou mesclar seu casamento com uma viagem épica? Essa é a proposta do destination wedding. Nele, o casal junta seu grande dia com a lua de mel em outra cidade ou até mesmo outro país que não residem e convidam alguns parentes e amigos.
Esse tipo de casamento está bombando. Normalmente, as pessoas estão escolhendo destinos paradisíacos e mega românticos para marcar a formalização dessa união. Pode ser uma praia deslumbrante, uma casa na montanha ou no campo, uma vinícola e por aí em diante.
E não se esqueça de contratar um fotógrafo incrível para registrar todo esse evento maravilhoso!
Para quem é: Esse tipo de casamento é indicado para aqueles casais que ama viajar, que curtem uma pitadinha de aventura, mas não abrem mão de ter as pessoas queridas por perto neste dia tão especial. E Acredite: com planejamento, dá super certo!
Número de convidados: O número de convidados do destination wedding é Indefinido. Pode ser um mini wedding como um casamentão, isso depende do seu orçamento e do tanto de pessoas que você deseja convidar
Um ponto importante é que você deve começar a organizar ele com mais antecedência, assim como enviar os convites bem antes do que o normal. Afinal, seus convidados precisam se programar para um casamento, imagine então um casamento com viagem!
Lembre também de levar em consideração os fatores típicos do local: temperatura, época do ano, período de chuvas/neve/vendavais. Tudo deve ser pensado.
Prós: Além de passar um final de semana maravilhoso de “férias” comemorando com seu amor, família e amigos, você pode escolher qualquer lugar do mundo.
Esse estilo rende fotos incríveis, que serão lembradas para sempre e você pode acabar gastando menos que em um casamento tradicional.
Contras: Infelizmente por conta da data e do local muito dos convidados não conseguem ir. Além disso, organizar tudo a distância pode ser um pouco estressante, mas nada que uma boa assessoria não consiga resolver!
4. Casamento tradicional
Também chamado de macro wedding, o tradicional pode ficar apenas no nome! Isso porque cada casamento carrega o estilo e personalidade dos noivos. Além disso ele pode super personalizado e bem divertido.
Casar com tudo o que tem direito, de véu e grinalda, é o sonho de muitos novinhos. O casamento tradicional, grande e mais luxuoso, geralmente será como manda o figurino e vai cumprir todos os rituais dos casamentos realizados há décadas.
Nesse estilo, a cerimônia geralmente é feita à noite na igreja por um celebrante e após isso os convidados se dirigem para recepção no local de festa. Tudo isso é realizado na cidade em que os noivos residem.
Mas, mesmo com tantas opções de personalização e modernização, muitos casais que optam por manter as tradições na hora de oficializar a união.
Para quem é: Indicado para aqueles casais que desejam celebrar ao lado de amigos e conhecido ou que desejam manter as tradições a risca.
Quantidade de Convidados: de 100 até quantos convidados você quiser!
Prós: Você pode convidar quantas pessoas quiser e há maior chance de todas elas poderem participar do seu grande dia. Além disso, ninguém fica triste de não ser convidado.
Geralmente a festa é bem animada e histórica, sendo lembrada para sempre pelos convidados!
E uma das maiores vantagens é o deslocamento fácil! Caso você precise de alguma coisa, você está perto de casa.
Contras: De todos os casamentos, este é o que costuma ter o custo mais elevados, além de exigir uma assessoria bem adequada para lidar com toda a organização desse grande evento.
Agora que você está por dentro dos tipos mais badalados de casamento, ficou mais fácil de escolher o estilo do seu casamento, não é? Conta pra mim nos comentários qual deles você se identificou mais!
Abração e até a próxima!
Vittor Aguiar | Fotógrafo de Casamento