29/10/2021 às 13:34 Planejamento Cerimônia

Como e porque contratar uma cerimonialista de casamento

195
5min de leitura

Organizar o seu casamento é uma tarefa incrível e muito gostosa de se fazer, porém pode acabar se tornando desgastante, pois exige muita dedicação, responsabilidade e habilidades de administração para que tudo o que precisa ser feito seja cumprido dentro do prazo correto, sem erros e sem deixar nada de fora.

Para isso, a melhor saída é contratar um cerimonialista para te ajudar com as tarefas difíceis e para que o peso das tarefas não fique sobre seus ombros. Assim, você e seu par vão se sentir muito mais tranquilos e terão alguém para confiar que tudo sairá como sonhado.

Mas afinal, qual é a função de um cerimonialista? 

A principal função de um cerimonialista de casamento é organizar e conduzir um evento, que no seu caso é o casamento. Esse profissional auxilia dede o processo de planejamento, organização até a verificação de detalhes. Além disso ele é responsável por conduzir o cronograma no dia do evento para que você e seu noivo ou noiva possam cumprimentar todos os convidados e aproveitar seu dia com tranquilidade e ainda possam se divertir.

Ele pode ser formado em Relações Públicas e especializado em eventos ou então ter cursado um Técnico em Eventos. No entanto, atualmente não é exigido diploma para trabalhar na área.

O ou a cerimonialista de casamento organiza o seu casamento por etapas. Ele fica responsável por agendar reuniões prévias com os noivos para saber de suas preferências e ideias e também para definir os detalhes e o cronograma! Ele poderá participar da escolha do local indicando aos noivos as melhores opções, ajudar na escolha do buffet, da decoração, lidar com as cobranças dos serviços para o casamento e até organizar na disposição dos convidados nas mesas.

Em geral, o trabalho do cerimonialista é instruir os noivos com a organização e ajudar a fazerem boas escolhas em tudo o que envolva a cerimônia, a festa e os convidados.

No grande dia, o cerimonialista cuida da recepção, do serviço de buffet, orienta o DJ ou banda, verificar a limpeza do local e garante a disponibilidade e qualidade dos alimentos e bebidas. Também coordena a equipe de fotografia e filmagem, cuida da recepção dos convidados, organizar a entrada das pessoas na igreja e dar total assistência e suporte para os noivos, resolvendo todo e qualquer contratempo que possa interferir, cuidando para que absolutamente tudo saia perfeito.

Para isso, o cerimonialista deve gerenciar uma equipe que o ajudará com essas funções.

Além disso, o cerimonialista é o responsável pelo cumprimento dos protocolos em ocasiões onde os eventos têm caráter mais formal, como uma formatura, premiação, atividade cultural, política ou religiosa, funeral, inauguração, reunião, congresso ou qualquer outro tipo de cerimônia.

Muitas pessoas não fazem nem noção de quantas questões e detalhes envolvem uma cerimônia de casamento, e a maioria dos noivos não têm tempo ou disposição para lidar com toda a parte de organização.

Aí é que entra em cena o cerimonial para casamentos, que rege tudo como um verdadeiro maestro, desde a pré-produção até o dia da execução do evento. E como perfeição é o que se espera nesse dia tão especial, atenção e responsabilidade são características essenciais em um profissional desse ramo.

Como encontrar um bom cerimonialista de casamento?

Se você já se decidiu que definitivamente precisa desse profissional para que o seu grande dia seja tão perfeito como você sempre sonhou, chegou a hora de escolher e para isso, separamos 3 dicas para você contratar o cerimonialista ideal!

1. Pesquise a fundo

Converse com seus amigos que já casaram, peça dicas de cerimonial a eles! Procure profissionais e empresas de cerimonial que seus amigos ou familiares já tenham tido contato, assim você terá opiniões de pessoas próximas e de confiança para deixar todos os detalhes do seu grande dia nas mãos da pessoa certa.

Também vale pesquisar na internet, instagram, checar os comentários sobre o profissional em guias de fornecedores na web ou em sites de reclamações! Então procure profissionais e empresas de cerimonial que tenham portfólio e boas referências, que se mostrem confiáveis e especializadas no negócio.

É indispensável conhecer o trabalho de quem vai cuidar de detalhes tão importantes para o seu casamento!

2. Não caia no erro de contratar um cerimonial que saia mais em conta sem boas referências 

Nem sempre as opções mais baratas são as melhores com relação aos fornecedores. Priorizar os preços mais baixos em detrimento do melhor serviço é um dos erros na organização do casamento, que você NÃO vai cometer! Um bom cerimonialista vai te direcionar a não cair em armadilhas que esse enorme mercado pode proporcionar.

Valorizar o serviço de uma assessoria de casamento experiente é primordial para elencar uma equipe organizada, pontual e confiável.

Fique esperto! Bons profissionais têm orçamentos para todos os bolsos.

3. Converse

Orientar a entrada do cortejo e conferir a lista de convidados são apenas duas das muitas tarefas de uma assessoria de casamento. Converse com a equipe contratada para deixar claro quais são as atribuições dela. Deixe tudo especificado no contrato.

Os noivos precisam se sentir seguros e confiantes durante todo o processo. Fique certo de que a empresa a ser contratada prestará todas as informações necessárias para que vocês tomem as decisões mais acertadas.

Falta pouco tempo para o seu casamento? Uma boa equipe dá conta do prazo, tenha certeza. Converse com a assessora de casamento que você gostaria de contratar para descobrir qual a estratégia de organização dela.

A conversa é a base de tudo, por isso durante as primeiras reuniões com a equipe, quando for conhecer seu wedding planner, converse e deixe claro seus gostos, opiniões, o orçamento que vocês definiram e todos os outros detalhes.

Uma das resoluções mais importantes de um casamento é deixá-lo com a cara dos noivos. Assegure-se que seu ou sua cerimonialista respeitará a identidade e vontade de vocês.

Se você já decidiu que vai se casar, não perca tempo, o cerimonialista deve ser um dos primeiros fornecedores a ser contratado! Preparei uma lista com os melhores cerimonialistas de São Mateus - ES, os quais eu trabalho com mais frequência.

É só clicar no link abaixo:

CERIMONIALISTA EM SÃO MATEUS - ES

Abração e até a próxima!

Vittor Aguiar | Fotógrafo de Casamento

29 Out 2021

Como e porque contratar uma cerimonialista de casamento

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

26 de Jul de 2022

7 maneiras de homenagear os avós no dia do casamento

13 de Out de 2021

7 dicas para montar a mesa de doces perfeita

23 de Nov de 2021

Tudo o que você precisa saber sobre o buffet de casamento

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp