21/02/2021 às 22:36 Planejamento Decoração

Decoração de casamento: Como escolher?

197
5min de leitura

Não sabe como começar a escolher a decoração do seu grande dia? Relaxe, a gente te ajuda!

O processo de escolha da decoração do casamento deve ser bem pensado e avaliado pelo casal, afinal você quer o seu grande dia com seu estilo e personalidade, né?

A primeira coisa a se fazer após se fechar o local do casamento é pensar na decoração. O local da festa pode até ser simples, mas com uma boa decoração o espaço ficará perfeito e transmitirá a vocês e aos convidados a essência do casal.

Então vamos aos 5 passos essenciais que separamos para iniciar sua escolha da decoração que você sempre sonhou.

Passo 1 - Avaliar o local da festa

Muitos casais preferem casar na igreja e depois fazerem uma festinha para os convidados para poder se divertirem. Nesse caso, os noivos precisam se preocupar não com uma, mas duas decorações: da igreja e do local da festa.

Outros preferem realizar a cerimônia e a festa no mesmo local, facilitando a escolha da decoração que será a mesma.

Assim, ao definir o local da festa você já deve saber a disposição de espaço para itens básicos como cadeiras, mesas e arranjos de acordo com a quantidade de convidados. Além disse deve verificar se o local disponibiliza esses itens ou se precisará contratar por fora.

É a partir do local de festa que você saberá o que e onde ficará cada coisa e ele que influenciará e limitará suas opções de decoração. Por isso, se você deseja uma decoração bem extravagante e cheia de detalhes e arranjos, certifique-se de que o local tenha capacidade para isso

Passo 2 - Definir o estilo do casamento 

O estilo do casamento é um dos passos mais importantes que vai guiá-lo em toda a escolha da decoração do casamento. Assim, separamos alguns estilos para de ajudar a escolher o que melhor se encaixa com vocês.

Clássico ou Tradicional

Esse estilo é muito comum para noivos com estilo mais conservador que optam por um casamento clássico. A decoração é baseada em elementos tradicionais de casamento, de forma elegante e discreta. Normalmente o evento é realizado no período noturno e a decoração é repleta de pratarias e cristais. O mobiliário e as flores (que estarão presente em todos os lados) tem por base a cor branca e outros tons suaves como bege, salmão e rosa. Esse estilo carrega muito glamour e sofisticação.

Rústico

Muito comum em ambientes em contato com a natureza, o estilo rústico é ideal para noivos que estão com orçamento apertado e/ou desejam celebrar esse momento especial com simplicidade. Normalmente são realizados de dia e são escolhidos locais como sítios, chácaras, fazendas ou praias. A decoração é a base de tons verde e marrons e cores mais fortes como amarelo e laranja podem criar um contraste bacana produzindo um espaço alegre e aconchegante. O estilo pode se refletir na mobília em madeira, cipós, folhas e bastante flores. Elementos fáceis e baratos de adquirir são os mais usados como pallets de madeira, cestos de vime, recipientes de vidro e até pedaços de tronco para complementar a decoração.

Moderno

Esse é o estilo perfeito para casais com muita personalidade e que desejam que a festa seja lembrada por muitos anos por sua elegância e por transmitirem seu estilo. As paletas que compõem a decoração unem tons neutros como cinza, preto e castanho e cores fortes como laranja, vermelho e roxo. O casamento moderno é escolhido por noivos urbanos, que são antenados em design, arquitetura e tendências. Eles vão buscar referências e inspirações no que há de mais contemporâneo em diversos setores das artes. Materiais como vidros, metais e pedras são muito utilizados para dar esse tom contemporâneo ao local e a mobília costuma seguir o padrão de linhas retas e poucos detalhes. Por isso capriche nas flores e objetos para quebrar essa frieza que essas características podem transmitir aos convidados.

Uma dica é não seguir tendências que não agradem vocês, siga apenas o que vocês gostarem. Nada melhor do que ir num casamento em que os convidados pensem “Isso é a cara deles”.

Passo 3 - Definir as cores preferidas 

As cores escolhidas devem formar um conjunto harmonioso e estar em todas as partes da festa, desde os convites até os arranjos de mesa.

Dessa forma você e seu par devem escolher a cor que mais agrada vocês e que transmita sua personalidade. Vocês curtem mais casamentos coloridos ou monocromáticos? Preferem tons pastéis ou cores fortes que se destacam?

O ideal é chegar num consenso com seu noivo (a), onde ambos se sintam confortáveis e satisfeitos.

Achar a paleta de cores que mais combina com vocês será o ponto de partida para a escolha de todos os itens: as flores, tapetes, mobiliário e tudo mais. Portanto escolher a paleta é praticamente o início do projeto.

Passo 4 - Escolher um bom decorador 

Apesar de parecer óbvio, esse passo é muito importante e pode não ser tão fácil assim escolher um bom decorador.

Por isso pesquise muito, siga perfis de decoradores que você se identificou, veja as fotos, salve inspirações, olhe os comentários e se possível entre em contato com casais que já foram clientes de decoradores que estão na sua lista.

Caso você já tenha contratado uma assessoria, o ideal é perguntar sobre o trabalho de decoradores que eles já conheçam para que o estilo do seu casamento seja alinhado ao do casal. Além disso é sempre bom ter opinião de outras pessoas sobre o trabalho desse profissional. Dessa forma você evita problemas na decoração após a a escolha e já escolhe o decorador com preço médio alinhado ao orçamento que você estipulou.

Passo 5 -  Organizar suas referências 

Após pesquisas decorações que se encaixem com o estilo e gosto do seu noivo ou noiva e seu, chega a hora de organizar as referências, definir o orçamento e finalmente começar a por a mão na massa. Converse com seu decorador, peça sugestões, mostre as fotos de decorações que você salvou no Instagram e no Pinterest. Não tenha receio de contar tudo o que imaginou para o seu grande dia e pedir sugestões. Nessa fase que vocês iram aprofundar nos detalhes e começar a visualizar de fato como irá ficar a decoração do seu grande dia.

Uma dica para esse momento é ver fotos de decorações que seu decorador já realizou e verificar a disponibilidade de acervo que ele possui. Assim você não fica frustrado por não ter o que você quer e não extrapola no orçamento que ficou combinado. 

A escolha da decoração de casamento vai além de escolher apenas os arranjos e mobília! É sobre construir um ambiente que combine com o casal no dia mais feliz de suas vidas. E como você percebeu, são muitas as tendências que vocês podem seguir, cabe ao casal, em conjunto, escolher aquela que mais agrada vocês.

Além disso, é importante registrar esses detalhes no grande dia para que fique eternizado em suas vidas.

Eu posso fazer isso por você! Me conta do seu casamento? Eu vou adorar!

Abração e até a próxima!

Vittor Aguiar | Fotógrafo de Casamento

21 Fev 2021

Decoração de casamento: Como escolher?

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Quem viu também curtiu

26 de Jul de 2022

7 maneiras de homenagear os avós no dia do casamento

13 de Out de 2021

7 dicas para montar a mesa de doces perfeita

23 de Nov de 2021

Tudo o que você precisa saber sobre o buffet de casamento

Olá, em que podemos ajudar? Sinta-se a vontade em me chamar no Whats.
Logo do Whatsapp