Todos nós sabemos que a cerimônia de casamento é o momento mais importante, pois é quando você e seu noivo ou noiva se tornam marido e mulher.
Por isso, é fundamental escolher de maneira cuidadosa e bem pensada a pessoa que conduzirá esse momento para que tudo seja como você sempre sonhou.
Qual é o papel do celebrante?
Dentro ou fora da igreja, o celebrante é a pessoa encarregada de conduzir a cerimônia do início ao fim. Eles podem até oficializar o casamento civil dependendo de sua habilitação.
Assim, eles são responsáveis pelas bênçãos, reflexões sobre a vida do casal e podem até realizar ritos que o casal tenha pré-definido, como rituais de velas, lavagem dos pés, entre outros.
O celebrante é o responsável por produzir uma cerimônia inesquecível com alegria, leveza e romantismo. Então é imprescindível escolher uma pessoa que encaixe com o estilo e personalidade do casal.
No caso dos celebrantes religiosos, como padres e pastores, o seu objetivo é promover a bênção do casal, diante de preceitos religiosos.
Por outro lado, cresce a procura pelo celebrante de casamento não religioso, mas que seja capaz de fazer a cerimônia de efeito civil e, de quebra, criar um discurso festivo, espiritualizado e emocionante para a celebração.
Essa é a modalidade de celebrante de casamento que vem crescendo, uma vez que permite que o casal tenha uma celebração mais personalizada.
Mas nem sempre é fácil achar a pessoal ideal para conduzir a cerimônia.
Dessa forma separamos algumas dicas para você escolher o celebrante ideal para o seu casamento.
1. Considere o contexto religioso
É sempre bom escolher qual das opções atende melhor a necessidade de vocês. Você e seu noivo ou noiva querem uma cerimônia voltada para uma religião? Ou uma celebração neutra? Ou até mesmo uma celebração mais personalizada ao seu estilo?
O casal deve conversar e decidir se compartilham da mesma opinião nesse sentido para que possam escolher um padre, pastor, juiz de paz ou até mesmo um amigo para ser o celebrante do casamento de vocês.
2. Escolha um celebrante com uma boa oratória
Lembre-se o celebrante da sua cerimônia deve tornar esse momento inesquecível e para isso o celebrante deve ser uma pessoa com uma boa oratória, que saiba se comunicar com os noivos e convidados.
Você não quer que os convidados se lembrem de um celebrante que agiu de maneira inadequada, fez piadinhas demais ou que se estendeu no tempo, quer?
Por isso, priorize uma pessoa com boa dicção, que saiba falar em público e que tenha muito carisma e desenvoltura para sair de situações inesperadas caso algum imprevisto aconteça.
3. Ter intimidade com os noivos
O celebrante deve interagir com o casal, ouvir sua história de amor e compreender o valor sentimental desse momento.
Desse modo ele dever ser alguém próximo do casal, que conduza a cerimonia de acordo com personalidade e energia de vocês para que seja um momento agradável tanto para vocês quanto para os convidados.
Se você e seu par se consideram um casal brincalhão, escolha um celebrante que saiba fazer um discurso menos formal e com algumas piadas inseridas. O celebrante também deve saber se vocês forem um casal mais tímido e fazer um discurso mais calmo e reservado.
4. Ser organizado e pontual
Se vocês querem escolher um amigo em comum do casal para ser seu celebrante certifique-se que ele seja uma pessoa organizada e pontual.
Mesmo que vocês tenham um excelente vínculo afetivo com essa pessoa é mais indicado confiar na postura. Vocês não querem escolher alguém que chega atrasado nos compromissos, não é? Ou que não se preparou para o discurso do grande dia?
Assim, escolher um celebrante planejado é fundamental para evitar frustrações e desconforto tanto para vocês noivos quanto para os convidados.
5. Pesquise muito
É através da pesquisa que você irá encontrar o celebrante que mais se encaixe com o seu estilo e personalidade.
Dessa forma, pesquise o máximo que você conseguir sobre o assunto, assista vídeos de discursos dos celebrantes que você deseja escolher e peça opiniões de parentes e amigos.
Além disso, procure conversar com casais que já tiveram a cerimônia realizada pelo celebrante que vocês tem em mente, as considerações deles podem ajudar a escolher a pessoa correta para que tudo seja perfeito quando chegar o grande dia.
Gostou das ideias sobre ensaio pré-casamento? Acha que ajudou?
Abração e até a próxima!
Vittor Aguiar | Fotógrafo de Casamento